Informações importantes

Bom galera, o intuito do Blog é ajudar e dar informações sobre as drogas, mas não essas que a gente encontra pela internet que nos dizem o que elas causam etc, isto é importante sim, mas como podemos ajudar um dependente químico, se não sabemos o que eles precisam? Sem saber como eles pensam e agem?

Pensando nisso vou postar algumas coisas do ponto de vista deles, espero que ajude!

Adolescente
Por onde começar?

Saber da verdade , já é um grande começo é sinal que ele (dependente) sente confiança em você.
Ajudar um dependente , ou usuario ocasional, não é tarefa fácil! Prepare-se . Uma das maneiras mais fáceis de ajuda-lo é afastando dos "amigos" ... sabe aqueles... que só aparecem nas horas de fraqueza... pois é .Ajudá-lo a ver que esta sendo usado por estes "amigos" , pode ajudar .Tente mostrar a ele que todos temos problemas, que todos temos defeitos , e acima de tudo mostre sempre à ele que com você  ele pode contar .Mostre que seu amor pode fazer por ele , mais do que a droga fará.
Sei que este pode ser um fardo muito pesado pra alguém carregar. Você estará orefendo seus ombros para dividir o peso dos problemas dele.
A espiritualidade , seja ela qual for , é de fundamental importância ! Vá com ele , convide-o para buscarem juntos o carinho e apoio de Deus.
Existe em todo o país , centros de tratamentos e apoio ao dependente quimico , são os chamados CAPS .Apezar de ser público , tem referência nacional no apoio em casos como o  dele.
 

Como conseguir o tratamento no CAPS?

Primeiramente, o dependente deve ir procurar essa ajuda por ele mesmo, acredite não vai adiantar procurar ajuda por ninguém, apenas por ele! 

O dependente chega lá e declara-se dependente químico.
Pede para fazer o tratamento voluntário (porque existem casos de mandado judiciais , que também são encaminhados para o Caps).
Depois é só seguir o cronograma ...serão feitas avaliações médicas, psicológicas, uma linda "acolhida", onde a junta clínica irá avaliar qual é o grau de dependência e, em qual grupo de terapia se enquadra melhor .(Se for possível,é aconselhável alguém sempre ir com ele,  só pra acompanhar mesmo, porque nas sessões, é td muito sigiloso e ninguém pode entrar).

No Caps também existe um grupo de apoio à familia, onde as familias também podem participar, compartilhar sentimentos , trocar experiências ... é maravilhoso! 
 
 





Você pode encontrar aqui os endereços e telefones dos CAPS.


Desabafo de um dependente químico em estado terminal

Bom galera, eu faço algumas pesquisas na internet para poder postar aqui no Blog, e em uma destas pesquisas eu achei um texto, na verdade é um desabafo que um dependente em estado terminal fez para sua mãe. Eu achei interessante postar, então lá vai:


"Não me dê tudo o que te peço. Às vezes peço apenas para saber qual é o máximo que posso obter.
Não grite comigo. Respeito-te menos quando faz isso e assim você me ensina a gritar também.
Não me dê sempre ordens. Se em vez de dar ordens, às vezes me pedisse as coisas com um sorriso, eu faria tudo muito mais depressa e com gosto.
Cumpre as promessas, boas ou más. Se me prometeres um prêmio, dê-o; mas faz o mesmo se for um castigo.
Não me compares com ninguém. Se me fizer sentir melhor que os outros, alguém irá sofrer; e se me fizer sentir pior que os outros, serei eu a sofrer.
Não mude tão freqüentemente de opinião acerca daquilo que devo fazer. Decida, e depois mantenha essa decisão.
Deixa-me desembaraçar sozinho. Se fizeres tudo por mim, eu nunca poderei aprender.
Trata-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que trata os teus amigos.
Não me diga para fazer uma coisa que você não faz.
Quando te contar um problema meu, não me diga 'não tenho tempo para tolices'... Tenta compreender-me e ajudar-me.
E gosta de mim. E diga-me que gosta de mim. Agrada-me ouvir-te dizer isso, mesmo que você não ache necessário dizê-lo".



Nenhum comentário:

Postar um comentário